domingo, 28 de março de 2010

Por que o Mineiro tem menos clubes?

Se tem uma coisa que eu não consigo entender, é o por que do Campeonato Mineiro ter menos clubes, em relação aos melhores estaduais. O Campeonato Paulista tem 20 clubes "super inchado por sinal", o Carioca tem 16 clubes "disputado nas charmosas Taça Guanabara e Taça Rio", O Gaúcho também tem 16 clubes "e usa a mesma fórmula do Rio", o Paranaense tem 14 clubes "que na fase final é disputada em um octagonal". Com o mesmo número de times no Estadual, ficamos empatados com os Campeonatos Pernambucano, Baiano e Cearense, todos com 12 clubes, e não desmerecendo os três estados, más, o primeiro não tem nenhum clube na Série A, e o Vitória e o Ceará são os únicos representantes de seus respectivos estados na elite do Brasileirão.

A fórmula do Mineiro deste ano repetiu a do ano passado, até o ordem dos confrontos são iguais, só muda o mando de campo com relação a temporada passada. E dos 12 times, oito classificam para as quartas-de-final, ou seja, dois são rebaixados e dois ficam de fora da disputa. É claro que os outros estaduais não são nada perfeitos, inclusive no Nordeste as federações se uniram a favor da volta da Copa do Nordeste, que segundo eles é muito mais lucrativo que os estaduais que as vezes dão até prejuízos.

Neste ano o Mineiro mostrou ter bons times além do trio de Belo Horizonte, o Ipatinga, Democrata-GV e Tupi provaram isso dando trabalho aos grandes e estando sempre entre os primeiros colocados. O interior merecia mais representantes na elite do Mineiro, no mínimo mais dois, para ficar 14 clubes, e uma tabela mais atrativa. O futebol mineiro agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário